fbpx

A estação da primavera chegou para alegrar ambientes externos. É possível se apropriar de outros elementos da natureza, não somente espécies da estação.

Para sair da normalidade e ousar, o arquiteto Luiz Maganhoto e o designer Daniel Casagrande sugerem dicas infalíveis para transformar a área externa em um espaço para a valorização da natureza durante a estação.

Varandas, churrasqueiras, espaços gourmet ou qualquer local aberto pode se transformar em um canto mais primaveril. “Uma boa iluminação é tudo, a luz natural é muito bem-vinda, contudo, podemos abusar dos efeitos das luzes mecânicas com filtros variados de cores, como âmbar, verde e tons quentes, que resultam em um efeito visual incrível, principalmente entre os períodos vespertino e o noturno”, revela Casagrande.

Criar um paisagismo árido, com um estilo oriental utilizando pedras, rochas, areia, terra e seixos, traz movimento e volume. O tipo de grama pode variar, porém, existe a mais indicada por questões de durabilidade é a grama esmeralda, isto é, a mais resistente a pisoteio e passagem de automóveis, em áreas mais comuns.

Também pensando em aproveitar a vegetação para diversas fases do ano, é interessante optar por espécies que floresçam tanto no inverno como no verão.

Outro detalhe importante é o posicionamento de esculturas ou objetos, próprios para área externa, que recebam luz mecânica no período noturno.O mobiliário também precisa de um cuidado especial para permanecer no lado externo.

Visando a proteção, deve-se optar por produtos em alumínio com pintura eletrostática e tramas resistentes a intempéries. Já para sofás e poltronas, atentar-se a sua composição com espumas especiais que transpassem a umidade, além daqueles revestidos com tecido náutico.

Uma grande praticidade nos dias atuais é a utilização de capas para os móveis da área externa, pois, é uma forma de não precisar guarda-los sempre que não utilizados.

Maganhoto explica que “se deve analisar a topografia do terreno, se é regular ou não, bem como a insolação recebida”. O ponto de partida para qualquer mudança visual depende seguramente de especificações que só um profissional capacitado compreenderá.

Luiz Maganhoto, arquiteto paisagista, e Daniel Casagrande, designer, estão a frente do escritório Maganhoto e Casagrande Arquitetura, que por oito anos consecutivos esteve em primeiro lugar na premiação TOP 100 Kaza Paraná, uma homenagem aos arquitetos e designers mais atuantes e influentes em todo o território nacional.