Dicas e Artigos

Acompanhe toda semana uma nova dica para facilitar o seu dia a dia!

Pense: Sua casa tem a sua cara?

Em pesquisa realizada pela ABD (Associação Brasileira de Designer de Interior) constatou-se que em uma residência o mais desejado em termos de espaço nos banheiros era ter uma banheira e em segundo lugar ter uma linda vista. Já na cozinha, o local onde a maioria dos entrevistados faz suas refeições, apontou-se como vontade número 1 ter uma bonita paisagem da janela e em segundo lugar, ter uma divisória móvel que a integrasse com jardim ou varanda.

Entro e saio por muitas residências onde o sonho de ter isso ou aquilo perde espaço para o simples desejo de demonstrar algum tipo de poder ou ainda não querer se desfazer de absolutamente nada, mesmo que seja para ter um sonho realizado. ler mais…

Ambientes externos de cara nova

A estação da primavera chegou para alegrar ambientes externos. É possível se apropriar de outros elementos da natureza, não somente espécies da estação.

Para sair da normalidade e ousar, o arquiteto Luiz Maganhoto e o designer Daniel Casagrande sugerem dicas infalíveis para transformar a área externa em um espaço para a valorização da natureza durante a estação.

Varandas, churrasqueiras, espaços gourmet ou qualquer local aberto pode se transformar em um canto mais primaveril. “Uma boa iluminação é tudo, a luz natural é muito bem-vinda, contudo, podemos abusar dos efeitos das luzes mecânicas com filtros variados de cores, como âmbar, verde e tons quentes, que resultam em um efeito visual incrível, principalmente entre os períodos vespertino e o noturno”, revela Casagrande. ler mais…

Conheça os Dez Erros mais comuns de Decoração

Decorar uma casa não é tarefa fácil, tanto que existem profissionais especializados em tornar este trabalho menos árduo. Mas se você pretende apostar nos seus conhecimentos sobre o assunto, confira quais são os dez itens que podem arruinar um ambiente, segundo decoradores de interiores.

1) Flores artificiais – Em geral, flores artificiais aparentam ser de mentira. Flores naturais são caras, sensíveis e estragam rápido. Uma solução para este impasse é optar por espécies de baixa manutenção plantadas em vasos. Elas ficam bonitas por boa parte do ano e, com sorte, você terá flores desabrochando na primavera.

2) Estilos diferentes – Normalmente, o excesso de objetos tende a dar a impressão que você não sabe de fato aquilo que gosta e aumenta a chance de exibir peças não tão legais assim. Faça uma edição em suas coleções e tente guardar itens que você já não gosta mais. ler mais…

Dicas para restaurar móveis de madeira

Uma das coisas mais gostosas no artesanato é dar vida nova aos objetos do nosso dia a dia, como os móveis antigos de madeira, principalmente quando são peças decorativas que temos em casa há anos, e que passaram em nossa família de geração em geração.

E isso pode ser feito com uma nova pintura, um reparo em algum defeitinho na madeira e também com a troca das dobradiças e puxadores, que garantem muitos anos mais de vida para aquela peça que pertenceu aos nossos pais ou avós. Com isso temos um móvel durável, resistente, e que vai ajudar a decorar nossa casa com o mesmo charme de outras épocas.

Dicas antes da restauração de seu móvel de madeira ler mais…

Saiba como eliminar os cupins de sua casa

O cupim, inseto predador que faz de casa e alimento as estruturas de madeira das residências, vive sua melhor fase na Primavera e no Verão. Quando a temperatura sobe, o bichinho se prolifera, comprometendo armários, forros e portas.

Nesta época do ano, é comum surgir um pó próximo aos móveis, além de pequenas asas — resquícios das conhecidas aleluias, que perdem as asas e procuram um lugar amadeirado para se acasalarem, formando os cupinzeiros. Sinal que o cupim está por perto. ler mais…

Hall de entrada, como decorar?

Embora esta seja uma das mais utilizadas e movimentadas divisões da casa, a decoração do hall de entrada é muitas vezes descurado, ou porque não parece importante ou porque é demasiado pequeno para se conseguir decorar… errado!

Há quem diga que é um dos espaços mais importantes de qualquer casa, simplesmente porque é a primeira área que os olhos vislumbram ao chegar a uma vivenda ou apartamento.

Ponto de entrada, ponto de partida ler mais…

Os diferentes Estilos de Decoração

Hoje em dia decorar uma casa requer um pouco de bom senso por causa da variedade de estilos de decoração. Para não cometer erros devemos saber um pouco dos estilos existentes e a diferença entre elas.

dicas-estilos-decoracao

  • Estilo clássico – móveis de linhas retas e que nunca sai de moda. Cores neutras e sóbrias e o seu complemento são os acessórios. Móveis em cerejeira de estrutura grande em conjunto com peças antigas e em cores verde e azul.
  • Estilo provençal – esse estilo é voltado para uma decoração mais romântica. Os tons são suaves e são usadas técnicas de envelhecimento. Os móveis são pintados de branco com acabamento de pátina e os detalhes ficam por conta de almofadas em estampas florais delicadas e enfeites delicados.
  • Estilo retrô – Essa moda está em alta e nos faz voltar ao passado. No mercado já existe aparelhos e móveis em estilo retrô, mas com tecnologia avançada.
  • Estilo country – Móveis em estilo rústico voltado para a natureza. Muitos cestos de vime, pedras, teto sem forro e madeira envelhecida é o charme dessa decoração.
  • Estilo moderno – é funcional e prático. É voltado para quem não tem tempo de se dedicar aos afazeres domésticos. Possibilita a mistura de diferentes estilos, mas sem perder o charme de uma decoração moderna.
  • Estilo asiático – voltado para uma decoração zen proveniente do Japão e China. Os tons usados são cores neutras e naturais contrastando com o vermelho e, pouquíssimos objetos de decoração. Usa-se muito o tatame, almofadas no chão, sedas, papel de arroz, bambu, lanternas e pedras.
  • Estilo High Tech – Muita cor quente e vibrante e como o próprio nome diz são usadas tecnologias em toda a casa através do computador ou de seu celular.

ler mais…

Como fazer um jardim de inverno pequeno?

Como fazer um jardim de inverno pequeno? Quais plantas combinam com este ambiente? Existe a necessidade de móveis? – estas são algumas perguntas comuns quando se trata desta divisão da casa.

O jardim de inverno tem conquistado cada vez mais importância no projeto de casas moderna, afinal, ele cumpre o seu papel de levar um pouco da natureza para dentro da residência.

dicas-jardim-inverno01

ler mais…

Acerte na Escolha do Terreno Ideal

Na escolha de um terreno para a construção de uma residência, é interessante verificar algumas características do terreno e do local do terreno, algumas delas são:

dicas-escolha-terreno

Face Norte

A melhor posição do terreno em relação ao sol é a face norte. Um terreno tem sua frente na face norte quando, olhando o a frente do terreno da rua, o sol nasce do lado esquerdo do terreno e se põe do lado direito. A escolha desta face é interessante por propiciar um melhor aquecimento da residência. ler mais…

Como manter a casa confortável também no inverno?

O inverno se aproxima e, em várias regiões do país, traz baixas temperaturas. Como estamos em um país tropical, é natural que as nossas construções estejam mais adaptadas ao clima quente do que ao frio.

Desde a faculdade, engenheiros e arquitetos estudam muito mais as soluções para resfriar os ambientes do que para aquecê-los. O fato é que não existe no país uma cultura de garantir o conforto térmico das edificações também no inverno. Por isso, é comum ouvir habitantes de países europeus dizer que São Paulo é a cidade em que eles mais passaram frio na vida. É a mais fria? Sem dúvida, não. Mas nossas construções estão pouco adaptadas para os dias de inverno, ao contrário do que acontece em seus países de origem. ler mais…

Pin It on Pinterest